15 abril 2017

Os botos estão de volta...acabou a pesca com bomba!?

Tem coisa mais gostosa do que ver um ambiente natural saudável ?...onde o Ser Humano respeita a Natureza e vive em plena harmonia com ela?
Pois é...por anos e anos a fio vimos o desequilíbrio e o caos ambiental instalado por aqui, no final da Ilha de Itaparica, a Ilha que Thais Cunha tão bem pintou recentemente nas suas

Crônicas da Ilha do Sol.
A sua viagem pela Ilha mostrando o que há de melhor por aqui nos dá orgulho de sentir que os tempos são outros, que talvez o bicho homem esteja aprendendo que sem a Natureza saudável ele não sobrevive.
A famigerada pesca com bomba,que durante anos e anos destruiu o que este ambiente marinho tem de melhor, deixou marcas profundas na Natureza e nas comunidades que vivem dela. O que antigamente era fartura hoje é escassez, o que mais tem é pescador saudoso da riqueza destas aguas, do peixe, do marisco e da vida marinha que era farta.
Eram cardumes e cardumes de peixe que entravam neste canal de Itaparica ,muitas fêmeas para desovar nos manguezais que rodeiam quase toda a Ilha.
O crime ambiental é muito mais danoso do que qualquer crime de morte,que afeta diretamente as pessoas da família e amigos. O crime ambiental afeta muitas famílias por muitos anos! E sempre foi tratado como coisa pouca...pouco grave.
O Brasil tem legislação ambiental de dar inveja a muito país desenvolvido ..mas não tem quem a aplique,não tem fiscalização à altura, apesar do esforço de muitos profissionais geralmente mal pagos e sem condiçoes nem segurança.
Uma pena, foram anos e anos regredindo na atenção e no respeito pela Natureza, conquistas de tantos e tantos biólogos, pesquisadores e gente que dedicou suas vidas a proteger e valorizar o que temos de melhor neste vida: a harmonia com a Natureza.
Escrevo hoje um pouco mais animado, porque ontem uma família de botos nos visitou aqui em Cacha-Pregos , adultos e filhotes se alimentando das taínhas que os bombistas durante anos dizimaram sem qualquer cerimonia,pondo em risco a sobrevivência de tantas e tantas famílias que vivem da pesca honesta.
Estamos longe desse equilíbrio,mas estamos avançando.
Aos poucos vemos o cerco se fechando, bombistas sendo presos e a fiscalização ambiental com mais recursos e apoios.
Torcemos por melhores dias, por mais gente informada e lembrando sempre que a melhor educaçao é o exemplo. E quanto mais cedo se educar a criança a respeitar a Natureza, mais cedo teremos adultos  mais conscientes.
Feliz Páscoa para todos...em harmonia com a Natureza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário